12/01/2013

Sabedoria de Deus. Você tem?



Hoje vou postar algo muito interessante sobre a verdadeira sabedoria, a sabedoria que vem de Deus.
Muitos nos dias de hoje se gabam por se acharem espertos, inteligentes ou até mesmo sábios demais, a questão que estas pessoas nem se dão conta do que realmente é sabedoria.
Sabedoria é nada mais, nada menos do que aquilo que o Criador de todas as coisas definiu como sabedoria, por isso, vamos analisar a Palavra de Deus para entender um pouco mais deste bem tão valioso.

E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência. 
Jó 28:28
Vou ser bem objetivo neste estudo para que a leitura não fique cansativa.
Podemos analisar vários exemplos sobre o texto acima, mas a verdade é que sabedoria de verdade é temer a Deus, ou seja, o homem sábio é aquele que teme ao Senhor.
O homem sábio é aquele que sabe discernir o que é justo, e não baseado no nosso senso de justiça, a justiça humana, mas sim a justiça de Deus e só somos capazes de ter este discernimento através do conhecimento da palavra de Deus. A Bíblia é o manual de Deus.
O homem sábio é aquele que é capaz de perceber as situações que são más e delas se desviar, mas não o nosso senso de maldade e bondade, mas discernir aquilo que a Bíblia diz ser mal ou bom e deste mal se desviar.

Como vimos acima, a Bíblia diz que sabedoria é temor de Deus, o texto abaixo vai deixar bem claro o que é temor de Deus.

Duas coisas te pedi, não me negues antes que morra:
Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume;
Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o SENHOR? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão. 
Provérbios 30:7-9
Isso é temor de Deus, é ter a capacidade de reconhecer suas fraquezas e elas evitar, temor é ter zelo pela presença de Deus, é dar valor nos caminhos de Deus e neles caminhar.
Temor é se afastar de toda situação que possa ser tentação na sua vida, é se afastar de tudo aquilo que possa te afastar de Deus.
Temor é amar a presença e os caminhos de Deus e ter zelo por eles, é se firmar nos caminhos de Deus e tirar da sua vida tudo aquilo que te tira dos caminhos de Deus.
Temor é ter coragem para fazer tudo isso descrito acima.
Ame a Deus, se firme nos seus caminhos, se afaste do pecado e de situações que possam te levar ao pecado. Não brinque com suas fraquezas, não seja confiante demais achando que pode confrontá-las, o certo a se fazer é evitá-las. Isso é temor, isso é sabedoria.

Para terminar, vamos analisar o texto abaixo:
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará. 
1 Reis 3:11-12
Em certo momento Deus chega até Salomão e lhe concede o direito de fazer um pedido.
Salomão poderia ter pedido qualquer coisa, mas só uma coisa ele realmente queria, era essa sabedoria. Deus se agradou de sua escolha, pois via em seu coração um desejo sincero de zelar pela sua presença e seus caminhos.
Salomão não só se tornou o homem mais sábio da história, mas também esta sabedoria lhe trouxe riqueza, reconhecimento, glória, um reino vitorioso e muito mais.
Como vimos, sabedoria é tudo que precisamos, não a sabedoria humana, mas a sabedoria de Deus.

E você, o que pediria a Deus se estivesse no lugar de Salomão?
Peça a Deus aquilo que vai te ajudar a se firmar nos Seus caminhos, isso é sabedoria, isso é tudo que você precisa.

Jesus é tudo que você precisa, Ele é o caminho e a solução.
Deus abençoe a todos.

0 comentários:

Postar um comentário