26/04/2014

Entendendo porque sua vida espiritual secou

Paz do Senhor a todos.
O objetivo da leitura de hoje é trazer respostas ao coração daqueles que sentem que sua vida espiritual está morrendo e secando a cada dia. Se você está se sentindo distante do Senhor ou totalmente dominado por um estilo de vida não cristão e se vê num beco sem saída e não sabe nem por onde começar a mudar esta situação então o Senhor te trouxe ao lugar certo, pois já me senti exatamente deste jeito e este texto veio como uma revelação e resposta as minhas orações.
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Salmos 1:1-6
De forma breve quero que você entenda que este texto começa dando alguns conselhos e mostrando exatamente o que deve ser feito para mudar essa situção de sequidão na sua vida espiritual.
Primeiro você deve começar a prestar atenção nas pessoas que cercam sua vida no dia a dia, e se por acaso essas pessoas são ímpios (não servos do Senhor) a atitude mais importante a ser tomada é: NÃO SE DEIXE INFLUENCIAR pelos seus ideais e estilo de vida. Esta situação é tão comum para nós cristãos que deixamos de perceber o quanto somos influenciados diariamente por pessoas não cristãs. A todo momento eles estão nos dando idéias, conselhos ou nos falando o que fazer ou detalhando como eles agiriam em determinadas circunstâncias e nem percebemos que NÃO devemos dar ouvidos aqueles que não tem o caráter e princípios de Cristo em suas vidas. Outra situação bastante comum é a roda de escarnecedores que são pequenos grupos que se juntam para fofocar, falar mal dos outros, fazer piadinhas e comentários sobre a vida dos outros ou de alguma situção e quando percebemos já estamos totalmente imersos em tal grupo e até participando diretamente nos comentários. O conselho do Senhor para sua vida é, por mais que você esteja passando um tempo legal e engraçado o certo a fazer é SAIA DESTE LUGAR o mais rápido possível antes que seus princípios cristãos se contaminem.
Aí você se pergunta: O que tudo isso tem a ver com a situação de minha vida espiritual?
A resposta é, tudo. As situações descritas acima se tornaram tão comuns em nossa vida que minam nosso cristianismo sem que percebemos, então devem ser cortadas de nossa vida, o que nos conduz ao segundo conselho.
Após evitar tais situações, você deve entender a importância da comunhão diária com a palavra de Deus, uma vez que ela é a “água” que nutre sua vida espiritual e faz com você tenha forças para ser frutífero. Sua vida espiritual é seca e morta exatamente como seria uma árvore plantada no deserto. Assim como a água traz vida para as árvores, a palavra de Deus traz vida a você, e se você se mantém “regado” com a palavra diariamente sua vida espiritual será renovada diariamente.
Eu sei que parece uma simples solução e está cansado de ouvir isso, mas se isto vier ao seu coração com a mesma revelação que veio ao meu, você entenderá que a distância da palavra de Deus, a falta de um tempo de qualidade diário com a revelação santa é exatamente o que está matando sua vida espiritual e te afastando de Deus, pois é a Bíblia que forma o caráter de Cristo dentro de você, e quanto mais afastado você estiver da Bíblia, mais afastado você estará do próprio Cristo.
Tome uma atitude hoje e faça um pacto com você mesmo (a), seja disciplinado e separe um momento de qualidade diariamente com a Bíblia e se afaste do caminho dos ímpios (em outras palavras, tome cuidado com as amizades, preste atenção para onde eles estão te levando) e verá como sua vida com Deus fluirá de forma jamais experimentada.
Que Deus abençoe a todos.


3 comentários:

  1. Elson Antonio Gomes27 de abr de 2014 11:38:00

    Adm, por acaso você acredita/conhece numa pessoa amaldiçoada por Deus? Pois sou uma. Só para simplificar, vou resumir minha vida no Livro Deuteronômio, capítulo 28, à partir do versículo 15 (Tirando a parte dos filhos, pois não posso ter filhos).

    Conheço vários ímpios com todos conhecem, mas não ando com eles. Também conheço (e muito) vários escarnecedores, só o que eles me dizem entra por um ouvido e sai pelo outro.

    Não sou nenhum santo, mas sou uma pessoa altruísta. Sinto prazer em ajudar. Desde mais ou menos a pré-adolescência eu quis ser como o Senhor Jesus Cristo, pois achava/acho maravilhoso ver como ele ajudava/ajuda as pessoas. Eu não faço cego enxergar, surdo a ouvir e nem mudo a falar, mas o que está em meu alcance para ajudar, será de coração!
    Então por que nada dá certo em minha vida e levo está vida em sofrimento?

    ResponderExcluir
  2. Elson Antionio, obrigado pelo seu comentário.
    Não tenho todas as respostas sobre seu sofrimento até mesmo porque não conheço sua vida, mas tem algo que gostaria de te dizer.
    A palavra de Deus nos traz incontáveis promessas, de vida eterna, consolo, paz entre outras, porém essas promessas são para os filhos de Deus.
    Gostaria muito que você entendesse isso, o erro mais comum das pessoas é achar que todas as pessoas são filhos (as) de Deus, mas segundo a Bíblia isto não é verdade.
    Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; João 1:12
    Todos nós somos uma criação de Deus, mas apenas nos tornamos filhos através de uma fé sincera no Senhor Jesus e arrependimento de nossos pecados.
    Não estou aqui pra te falar que você é um pecador e que não é filho de Deus, até mesmo porque todos nós somos pecadores e não conheça sua vida, mas o que você deve fazer para se tornar um membro da família de Deus e consequentemente ser abençoado (isso não significa que não terá problemas na sua vida) você deve mudar de vida e se entregar totalmente a Cristo.
    Entenda quer por fé não quero dizer apenas acreditar em Jesus, quero dizer de realmente entender o que foi feito la na cruz, que nós que estávamos perdidos e condenados fomos resgatado através do derramar do sangue de Jesus, e a sua fé é entender o quanto necessitamos Dele para chegarmos a Deus e tomarmos uma decisão de andar com Cristo, seguindo seus ensinamentos.
    Faça isso hoje, dobre seu joelho, abra seu coração para Deus, peça para Cristo entrar e controlar sua vida, busque uma igreja que pregue Cristo como o centro de todas as coisas e começa a caminhar nos ensinamentos de Deus.
    Não tenho dúvidas que sua vida mudará totalmente. Como disse antes, não digo que não terá mais problemas em sua vida, mas você sentirá o amor e cuidado de Deus te conduzindo e confortando sempre.
    Espero ter ajudado.
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elson Antonio Gomes27 de abr de 2014 21:54:00

      Lucian,

      agradeço suas palavras, mas tenho que te pedir desculpas, pois este é meu jeito: de ser verdadeiro, de ser sincero e critico.

      Você diz que Deus nos traz incontáveis promessas. Esta é uma das questões que reclamo e critico nas Igrejas: promessas. Parece que Deus se tornou um político que só promete e não cumpre. Mas nestes casos eu não culpo Deus, pois não foi Deus que me fez a promessa, foi um ser humano que diz ser em nome de Deus.

      Quando vc diz que pessoas cometem erros em achar que são filhos de Deus, para mim você está corretíssimo, pois se ler bem a Bíblia, o único filho de Deus e o Nosso Senhor Jesus o Cristo. Você cita o Livro de João 1:12, mas este trecho, que posso estar errado, pois sempre digo que não sou dono da razão, creio que possa ser um erro de tradução como cito nos comentários da sua postagem 'Perguntas que Deixam os Crentes Embaraçados'. Então cito de novo que em várias oportunidades é dito bem claro que o único Filho de Deus é Nosso Senhor Jesus o Cristo. Nós só somos criaturas.

      Ir em Igreja Lucian, já fui em várias e só me decepcionei. Como disse antes, só foram promessas de seres humanos. Uma vez fui na sede de uma grande Igreja tradicional. Passei umas 08 horas lá dentro. Destas 08 horas, somente 01 hora e meia foram orações e louvores. As demais foi para pedir dinheiro. Passei até mal. Só fiquei até o final porque havia prometido a duas moças que as acompanharia até o metrô. Que é onde entra meu lado altruísta que falo, pois saí do meu trajeto para acompanhar duas moças até um ponto perigoso para protege-las, mesmo que simbolicamente.

      Só que não gosto de criticar as Igrejas (apesar de criticar), porque eu também vejo que há muitas pessoas que são ajudadas. Então a coisa realmente é comigo.

      Até peço para você não postar este meu comentário para não abalar a fé de alguém, pois eu sempre aconselho as pessoas a procurarem uma Igreja, pois é o começo para você aprender sobre Deus, sobre Jesus o Cristo e a fé.

      Já houve uma pessoa que me disse que meu problema é a fé que é pequena. Sinceramente não consigo compreender.

      Mas vamos seguindo e mais uma vez lhe agradeço Lucian pelo seu tempo dedicado a mim.

      E se você achar algum comentário meu perigoso para a fé de seus leitores, pelo o Amor de Deus, não publique. Não vai me ofender, pois eu sei que sou um critico que bate forte.

      Mais uma vez obrigado e que Nosso Senhor abençoe você, sua família e todos a volta de vocês!

      Excluir